A propósito dos programas detox

Muitas das minhas clientes, abordam-me a perguntar se eu as aconselho a fazer um programa Detox e se os benefícios que estes programas advogam são mesmo verídicos.

O Detox anda na boca do mundo! Por todo o lado encontramos novos produtos designados «Detox» e quase todos os dias são escritas opiniões favoráveis e desfavoráveis sobre o mesmo.

Como em tudo existe um ponto de equilíbrio, e nem estes programas detox são a solução para todos os males, nem tão pouco algo que nos faz mal, e que não devemos fazer a qualquer custo.

A quantidade de tóxicos ambientais a que estamos expostos não tem parado de aumentar desde a segunda metade do século XX e o nosso organismo não teve ainda tempo para se adaptar a estas mudanças. Desta forma as toxinas vão-se acumulando no nosso corpo, afetando o funcionamento dos órgãos internos e favorecendo o desenvolvimento de doenças.

Existe um consenso entre diversas medicinas complementares, que este excesso de substâncias tóxicas no organismo humano é uma das principais causas de doença e queda de qualidade de vida. Se olharmos para trás no tempo podemos ver que o jejum sempre foi uma prática constante usada por várias civilizações ao longo dos tempos, que a utilizavam para atingirem um maior bem-estar.

O Dr Mark Hyman, Director do UltraWellness Center em Lenox nos EUA, autor do livro Ultrametabolism (2006) explica: «Infelizmente o nosso estilo de vida moderno expõe-nos a um ambiente cada vez mais complexo (e corrosivo) de tal forma que os nossos sistemas de desintoxicação têm de trabalhar a dobrar de forma a processar as toxinas a que estamos expostos no nosso dia-a-dia». E refere «Muitos de nós já excedemos a nossa capacidade natural de desintoxicar»

Apesar disto tudo estes programas de desintoxicação sempre foram vistos com ceticismo pela medicina moderna convencional. Apesar de não haver ainda comprovação científica que os programas de detox funcionam, todos os que os experimentaram concordam que trazem muitos benefícios. Em geral quem o faz sente uma franca melhoria do seu bem-estar geral, como por exemplo uma sensação de leveza corporal que dura algumas semanas, uma melhor concentração e memória, regularização do ritmo intestinal, melhor disposição física e aumento da qualidade do sono.

Antes de mais é preciso ter em mente que os programas detox não são dietas nem programas de emagrecimento. São sim uma forma de dar um descanso ao nosso sistema digestivo e, assim dar ao organismo a possibilidade de canalizar todas as suas energias para o processo natural de desintoxicação que é feito muito eficazmente pelos rins, fígado, intestinos, pulmões e pele.

O primeiro passo de uma desintoxicação é minimizar o máximo possível a ingestão de tóxicos. Para isso a qualidade dos alimentos e da água ingerida é fundamental. Um detox de sumos e smoothies verdes com a adição dos suplementos corretos ajuda a estimular as funções dos órgãos internos, potencializa a eliminação de resíduos e fornece as enzimas, aminoácidos, vitaminas e minerais que ajudarão o sistema de desintoxicação a fazer o seu trabalho.

A verdade é que um programa de detox feito da forma correta é uma forma eficaz de melhorar a vitalidade e o bem-estar geral e até ajudar o organismo a acelerar o processo de auto cura.

Muitas das pessoas que seguem um programa destes sentem realmente que desincham, ficam com melhor pele, mais energia e que até perdem algum peso. Daí ser tão importante escolhermos o programa certo de acordo com as nossas necessidades e os nossos objetivos. E não irmos atrás de promessas de emagrecimento rápido e programas de fraca qualidade que podem afetar negativamente o metabolismo e causar um subsequente ganho de peso extra.

Também é importante termos atenção á regularidade com que fazemos este tipo de programas. É preciso não esquecermos que uma dieta só de sumos e smoothies tem em falta alguns nutrientes importantes para a nossa saúde. Por isso podemos fazer um destes programas regularmente, mas ter o cuidado de ter uma alimentação completa e variada durante o resto do tempo.

Um programa detox de qualidade, seguro e com os ingredientes corretos irá fazê-lo sentir melhorias significantes na sua saúde e vitalidade, e contribuir para ajustar os seus hábitos alimentares de uma forma mais permanente ajudando-o a fazer opções mais saudáveis, o que acabará por resultar a medio prazo numa perda de peso sustentável.

Perante todos estes factos, porque é que ainda temos receio que nos possa fazer mal sair 3 dias da nossa rotina alimentar, para preencher o organismo com alimentos 100% naturais e repletos de vitaminas, minerais e enzimas?

Enquanto não há comprovação mais sólida e unânime do benefício da desintoxicação, e conhecendo por experiencia própria e pelo que observo nas clientes que seguem o programa Detox Liquid, acredito que vale a pena seguir um programa Detox desde que o mesmo seja adequado às necessidades e características de cada um.

Teresa

Author: Teresa

Share This Post On

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.