Quer saber se a água que bebe é a melhor e na quantidade certa?

Durante o mês de Março celebrámos o dia mundial da água. 

Todos sabemos que somos feitos de cerca de 70%  de água, e que é muito importante beber a quantidade certa de água diáriamente.

É através da água que os nutrientes chegam às células, é ela que fornece a hidratação ao nosso corpo e que ajuda a dissolver os minerais e outros nutrientes para que fiquem acessíveis ao organismo.

É também a água que auxilia no trabalho árduo dos rins e do fígado, ajudando a expulsar as toxinas e purificando o nosso corpo. Ela regula a temperatura do corpo, protege os órgãos e os tecidos, lubrifica as articulações, previne a obstipação, alisa a pele, e muito mais… Um corpo desidratado é um corpo onde todas as funções se encontram comprometidas. 

Mas qual a quantidade de água que devemos beber diáriamente?

A quantidade certa é muito importante pois, se bebermos a mais podemos causar desiquilibrios de minerais, enquanto se bebermos a menos ficamos desidratados, com dores de cabeça ou cansados.

A quantidade de água que devemos beber varia de pessoa para pessoa. Para os homens será de 3 Litros diários e para as mulheres de 2,2 Litros diários. Estas quantidades podem variar consoante a quantidade de fruta e vegetais que comemos, o lugar onde vivemos (temperatura, clima mais húmido/seco, etc.), se fazemos exercício físico, etc

E qual é o melhor tipo de água para consumirmos?

– Água da torneira? Apesar de ser a mais dispnível nem sempre é a mais segura. A qualidade da água em Portugal tem vindo a melhorar ano após ano, sendo já considerada segura em quase 100% dos Concelhos.

– Água Filtrada? È sempre uma melhor opção ter disponível um filtro de água que ajuda a filtrar os contaminantes e a tornar a água mais pura. 

– Água engarrafada? È uma alterantiva cada vez mais usada. No entanto existem algumas preocupações no que respeita á contaminação da água por produtos quimicos do plástico e o aumento dos efeitos que o número crescente de garrafas está a ter sobre o meio ambiente. 

– Ionizadores de água? Estão a ganhar cada vez mais reconhecimento pela sua capacidade de criar água alcalina ionizada através de eletrólise, que pode ter alguns benefícios para a saúde.

Eu, para já optei por comprar um jarro que filtra os contaminantes e ao mesmo tempo alcaliniza a água. Desta forma deixei de comprar garrafões de água contribuindo assim para o meio ambiente. De princípio os miúdos reclamaram… mas agora não dispensam a água filtrada 🙂

Teresa

Author: Teresa

Share This Post On

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.