Benefícios de praticar Yoga

Todos sabemos ou ouvimos dizer, que faz bem praticar Yoga, Realmente com o Yoga, ganhamos flexibilidade, força, melhor postura, equilíbrio e reduzimos o stress. Mas esta prática com mais de 5000 anos de existência é muito mais do que apenas um tipo de exercício físico que está na moda. Seja através das suas posturas, do controle da respiração, da meditação ou do equilíbrio entre corpo, mente e espírito, está já cientificamente provado que quem pratica yoga regularmente sente grandes melhorias no seu bem-estar, equilíbrio e saúde.

Deixo-lhe aqui alguns desses benefícios que provavelmente o vão surpreender:

  1. Redução do Stress

Sabia que a prática de Yoga diminui a probabilidade de ficar stressado? Um estudo analisou 2 grupos, um deles fez Yoga durante 12 semanas, acompanhado por um instrutor. Após essas semanas, verificou-se, a partir de análise à respiração, batimento cardíaco e pressão arterial, que o grupo que realizou Yoga experimentou níveis de stress significativamente inferiores ao outro grupo.

  1. Melhoria nos Relacionamentos

O Yoga afecta a nossa mente e espírito, de maneira que tem efeito na forma como nos relacionamos com os outros, sejam marido, filhos, pais, amigos e até estranhos. Quando estamos serenos, e vivemos o momento, estamos mais sintonizados connosco e com os outros à nossa volta. Começamos então a ter uma maior atenção com quem está à nossa volta e a interagir com as pessoas de maneira mais positiva.

  1. Melhores escolhas alimentares

O Yoga reduz os níveis de cortisol e aumenta os níveis de serotonina no organismo. Quando os níveis de cortisol estão elevados, temos tendência a comer mais. Quanto maior for o nosso stress, mais comemos. O Yoga ajuda-o a ficar em sintonia consigo mesmo e com o seu corpo, apercebendo-se melhor do que o seu corpo realmente precisa, evitando tudo aquilo que é supérfluo. Através do Yoga e da calma que ele proporciona, vai perceber que tem muito menos ânsias do que aquelas que imagina.

  1. Maior Força

Para aqueles que nunca praticaram Yoga, podem pensar que é fácil ou que é apenas flexibilidade e equilíbrio. Mas não sabem que também podem ganhar uma força incrível com esta práctica.

  1. Remover Toxinas

O Yoga estimula o sistema linfático, ajudando a expulsar as toxinas. Tenha atenção e beba bastante água depois da práctica, de modo a garantir que essas toxinas são expelidas do seu organismo.

  1. Ossos mais fortes

Ao contrário de outras prácticas como a corrida ou levantamento de pesos, a  prática de Yoga reduz o risco de osteoporose.

  1. Melhor Humor!

O Yoga é recomendado, como complemento, em tratamentos para aqueles que sofrem de depressão e ansiedade, melhorando o humor e aumentando a qualidade de vida de quem o pratica. O Yoga tem também mostrado ser uma boa ajuda durante a menopausa reduzindo sintomas como por exemplo as mudanças de humor ou os acessos de calor.

Como vê, a prática do Yoga é uma incrível abordagem holística para melhorar a sua saúde mental, emocional e física. Os seus benefícios vão para além das sessões diárias e com a prática regular passam a fazer parte da nossa vida.

Se nunca fez Yoga garanto-lhe que vale a pena experimentar. Não crie obstáculos dizendo que o Yoga não é para si. O Yoga é para todos. E faz-nos mudar a perspectiva mostrando-nos o lado melhor e mais feliz da vida! 🙂

Teresa

Author: Teresa

Share This Post On

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.