Como passar um Natal saudável e sem culpas

Estamos a poucos dias do natal e com ele os almoços e jantares repletos de variadas tentações. É sempre dificil resistir-lhes, principalmente neste periodo em que todos os dias «enfrentamos» opções deliciosas mas nem sempre muito saudáveis.

Deixo aqui algumas dicas que podem ajudar a ter um natal mais equilibrado:

Comece por tomar um bom pequeno almoço

Seja qual for o programa das festas, comece bem o dia com um bom pequeno almoço. Inclua alguma proteína, gorduras saudáveis e fibra. Estes alimentos vão ajudar a estabilizar os niveis de açucar no sangue, ajudar a resistir aos desejos e a prepará-lo para um dia melhor. Pode, por exemplo, começar o dia com um smoothie que inclua pêra abacate, espinafres, couve frisada e um pouco de manteiga de amêndoa.

Leve sempre consigo algumas opções mais saudáveis

Principalmente se for de viagem, leve consigo algumas opções saudáveis, como por exemplo: fruta, frutos secos, vegetais e leite de amêndoa ou de arroz. Não despreze a sua dieta saudável, quando mantê-la pode ser tão mais simples do que pensa. Basta apenas um pouco de planeamento e organização.

Ofereça-se para levar a sobremesa

Se for convidado para jantar ou almoçar em casa de familiares ou amigos ofereça-se para levar um prato ou uma sobremesa. Desta forma terá sempre uma opção mais leve e saudável.

Não chegue esfomeado

Coma um snack cerca de uma hora antes de ir para a festa. Irá ajudá-lo a não ‘’devorar’’ o primeiro prato que lhe puserem à frente.

Sirva metade do prato com vegetais

Quando se servir, preencha sempre metade do prato com vegetais (crus ou cozinhados). Desta forma conseguirá equilibrar um pouco os alimentos mais pesados que ingerir.

Faça exercicio fisico!

Faça o que fizer não deixe de fazer exercício fisico. Escolha entre dar uma pequena corrida logo de manhã, fazer 20 minutos de Yoga, andar um pouco a pé depois do jantar ou outra opção que lhe for mais agradável.

Orgulhe-se de ser saudável

Não sinta receio de ser o único ‘’diferente’’ só porque se quer manter saudável. Aproveite e diga a todos porque é que o faz e, de como isso o faz sentir bem. Pense no impacto que poderá ter sobre outros mostrando-lhes os beneficios de mudarem a sua dieta. E sinta-se confiante e entusiasmado com as suas opções .

Aproveite as festas sem culpas

Faz parte da vivência do Natal, comer alguns dos doces e pratos típicos desta quadra. É importante fazê-lo com consciência e sem sentimentos de culpa. Mesmo que acabemos por comer um pouco mais do que aquilo que tínhamos planeado. Não deixe que estas pequenas «asneiras» o tirem do caminho e o façam perder o controle. E não se esqueça: o que importa é o que comemos no nosso dia a dia. Quanto aos exageros destes dias de festa, se forem pontuais, fácilmente conseguiremos libertar-nos das calorias extra que comemos.

Teresa

Author: Teresa

Share This Post On

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.