Hábitos e rotinas a adoptar em família

Muitas pessoas me perguntam como é que eu consigo fazer tanta coisa tendo uma família tão grande. Normalmente respondo que é mais fácil do que parece, o segredo é ir fazendo, apesar de, por vezes, me sentir completamente sobrecarregada e achar que algo importante vai ficar para trás.

Deixo aqui alguns conselhos que tirei da minha experiência como mãe de família! ♥

SIMPLIFIQUE

Com uma família grande é impossível conseguirmos fazer tudo na perfeição.  Por isso comece por simplificar todas as tarefas: se não consegue mudar os lençóis da cama todas as semanas, alargue o prazo sem que isso a faça ter peso na consciência ou achar que é péssima dona de casa.

RELATIVIZE

As regras são: não comer  na sala e fazer a cama todos os dias.

Mas depois de um dia de trabalho em que o que precisa é de dar uma boa gargalhada, contar as peripécias do dia ou simplesmente ver em família o ultimo episódio da «Modern Family»; finja que não viu as migalhas de pão na sala e feche a porta do quarto dos seus filhos para eles pensarem que não viu o estado do mesmo.

DISTRIBUA TAREFAS

Muito importante é ter um quadro pendurado na porta do frigorífico com as tarefas de cada um. Normalmente utilizo um quadro semanal em que coloco as tarefas diárias (ajudar a fazer o jantar, pôr a mesa, arrumar a cozinha, tirar a louça da máquina…) associadas ao dia da semana e ao nome de quem fica encarregue de as cumprir. Esta é a melhor forma de evitar respostas como:  «Ontem fui eu» ou «Eu fiz tudo e ele não fez nada».

PLANEIE AS REFEIÇÕES E FAÇA LISTAS DE COMPRAS

É crucial sermos organizadas. Planear semanalmente as refeições que vamos cozinhar e fazer a lista de compras do que vamos necessitar vai simplificar muito os nossos dias. Marque na sua agenda o dia de semana e a hora melhor para o fazer e cumpra-o religiosamente todas as semanas; vai ver o impacto que esta rotina tem no seu final do dia!

QUEBRE REGRAS

Queremos ter sempre opções boas e saudáveis para dar à nossa família. No entanto, se naquele dia chegou a casa às 21:30h e se apercebeu que se esqueceu de pensar e planear o jantar, quebre as regras e faça uma omelete com o que tiver em casa ou dê-lhes um hambúrguer no pão. Eles vão adorar e agradecer-lhe!

TIRE TEMPO PARA SI

Tire todos os dias algum tempo para fazer aquilo que gosta e que lhe faz bem à alma: seja a prática de exercício, tomar um banho de espuma, ir sair com amigas… Eu gosto de me levantar sempre antes do resto da família, acordar e ter pelo menos meia hora para fazer yoga, meditar , escrever ou ler um pouco sem confusão à minha volta. É isso que me dá o equilíbrio para o resto do dia.

Escolha a hora do dia que lhe dá mais jeito e faça algo por si, sem remorsos. Uma mãe feliz é uma mãe muito mais inspiradora!

Todos sabemos que ter uma família grande dá muito trabalho, mas também traz muito amor e muita alegria. Por isso não stresse e leve um dia de cada vez ☺

Teresa

Author: Teresa

Share This Post On

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.