Ideias para Saladas Deliciosas e Saudáveis

Com a chegada do sol e do calor, deixamos de lado as feijoadas e os guisados e sentimos vontade de comer refeições mais leves e coloridas. E a melhor opção são sempre as saladas nas suas variadas formas pois são frescas e saborosas e satisfazem-nos sem nos deixarem com a sensação de estômago pesado.

Existem milhares de combinações deliciosas para saladas. Podemos fazer saladas mais simples com poucos ingredientes ou mais ricas onde misturamos uma selecção variada de vegetais, fruta, sementes, proteínas, cereais, etc.

Mas muitas vezes na hora da sua preparação falha-nos a imaginação e acabamos por fazer sempre a mesma receita, seja porque é mais fácil, ou porque não nos lembramos de mais nada para lá colocar.

Mas está na hora de começar a fazer uma salada diferente todos os dias! Para o ajudar nessa tarefa deixo-lhe aqui uma lista de ingredientes que pode adicionar à sua salada. Coloque esta lista na porta do seu frigorifico e vá variando os ingredientes. Comece por escolher os vegetais de folha verde que vai usar. Se quiser tornar a salada mais consistente misture também um cereal integral. Salpique com frutas, legumes , sementes, frutos secos ou leguminosas. E no final tempere com um molho delicioso.

Vegetais: alface, espinafres, pepino, aipo, salsa, coentros, agrião, rúcula e hortelã.

Legumes e Leguminosas: tomate, beterraba (cozida ou crua), curgete, rabanetes, cenoura, milho, ervilhas, grão, feijão, espargos, brócolos cozidos e legumes assados (beringela, curgete, batata doce, abóbora, cogumelos, etc.)

Cereais: Quinoa, Millet, Arroz integral, Bulgur, cuscuz e massa integral.

Fruta: Maçã, laranja, pera abacate, maracujá e romã.

Frutos secos e Sementes: nozes, amêndoas, fruta seca, fruta desidratada, passas, arandos secos, sementes de abóbora, sementes de sésamo, gomásio e bagas goji.

Proteina animal: frango do campo, salmão cozido ou fumado, ovo cozido, atum, camarão, queijo (mozarela, queijo fresco, requeijão, queijo feta, etc.).

Outros: Cogumelos crus, tofu, tomate seco, croutons integrais e azeitonas.

Estas são apenas algumas ideias de ingredientes que utilizo normalmente nas minhas saladas.

Cá em casa quando chega a esta altura do ano eu e as minhas filhas entusiasmamo-nos e fazemos uma salada diferente todos os dias.

Desafio-o a partilhar connosco outros ingredientes que utiliza nas suas saladas ou a dar-nos alguma receita especial que costume fazer e que queira partilhar connosco.

Fico à espera das suas dicas!

Teresa

Author: Teresa

Share This Post On

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.