Meditar: A rotina mais importante do meu dia!

Por vezes, quando falo em meditação aos meus clientes mais acelerados, a sua reacção é abrir os olhos, torcer o nariz e jurar a pés juntos, que não conseguem ficar vários minutos sentados sem pensar e sem fazer nada. Que isso não é para eles.

Mas meditação é para todos! São muitos e cada vez mais, os estudos que nos demonstram os benefícios imediatos da meditação: descida dos níveis de tensão arterial, diminuição do ritmo cardíaco e respiratório e aumento do fluxo sanguíneo, melhoria da concentração, redução do stress, aumento da concentração, etc.

Noto uma diferença abismal no meu dia quando medito logo pela manhã. Quer seja no meu bem-estar geral, na minha calma e serenidade ou até na forma como reajo às situações menos agradáveis. Faço-o durante 5, 10 ou 20 minutos dependendo da minha disponibilidade. Mas é crucial eu encontrar sempre um bocadinho de tempo durante a minha manhã, para o fazer.

Diz-se que meditar é acrescentar cada vez mais consciência à nossa vida para diluir a ânsia do futuro e dissolver as experiências negativas do passado. Para mim é simplesmente conectar-me comigo mesma e com a minha essência para me ajudar a ser «o melhor de mim».

Mas nem sempre é fácil começar uma prática de meditação. Muitos se queixam que não conseguem estar parados e focados na respiração, nem mesmo durante 1 minuto. É importante começar devagar e dar o tempo necessário para treinarmos o nosso cérebro. Existem muitas formas diferentes de meditar. Comece pela forma mais simples e aos poucos escolha a forma que melhor se adapte a si e á sua personalidade.

Sugiro que comece por meditar apenas 5 minutos por dia. Depois pode ir aumentando o tempo até conseguir instituir a prática de meditar 15 ou 20 minutos todos os dias. Vai ver que ao fim de algum tempo vai começar a sentir a diferença.

Quando meditamos aprendemos

Deixo-lhe umas dicas sobre como começar esta prática:

– Crie uma rotina. Medite sempre á mesma hora e no mesmo sítio.

– Encontre uma posição confortável. Pode sentar-se no chão com uma almofada e as pernas cruzadas ou numa cadeira com os pés assentes no chão. Mantenha as costas direitas com a coluna alongada para ajudar a deixar fluir a circulação e a mantê-lo alerta.

– Foque a sua consciência e dirija-a para a sua respiração. O objetivo é desviar a atenção da cadeia de pensamentos que vêm constantemente á mente e prender a mente no momento presente. Inspire e expire calmamente e foque a sua atenção no ar que entra e sai do seu corpo

– Se os pensamentos forem surgindo, simplesmente realize esse facto e deixe-os ir, como se fosse apenas um espectador. Eu gosto de imaginar um rio para onde «atiro» os pensamentos que me vão vindo á mente

– Entregue-se e não esqueça de sorrir e de tirar prazer do momento.

A Meditação é vista cada vez mais como um tratamento preventivo para os males que nos afligem actualmente. Várias empresas tecnológicas, entre as quais se inclui a Google, oferecem sessões de Meditação aos seus colaboradores, após terem comprovado o benefício que esta práctica lhes oferece.

Para além disso existem vários livros, grupos de meditação, workshops e cursos que ajudam a começar esta prática. Um dos sites ou APP que costumo aconselhar é o www.headspace.com de Andy Puddicombe. Apesar de preferir meditar sozinha reconheço que estes sites podem ser uma óptima ajuda para quem quer começar a meditar.

Sugiro-lhe que comece já hoje e partilhe comigo a sua experiência.

Até breve!

tabsig1

Teresa

Author: Teresa

Share This Post On

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.