O PODER DE UM SORRISO :-)

Sabia que um simples sorriso pode ser uma das suas ferramentas mais poderosas para o ajudar a fazer mudanças positivas na sua vida, fortalecer a sua saúde e até mesmo melhorar a sua performance no trabalho?

 

Mesmo que esteja a passar por uma fase mais difícil e lhe custe mais fazer um sorriso, vale a pena fazer um esforço e colocar um sorriso na cara, mesmo que o seu coração não o faça. Vai sentir de imediato que tudo se torna um pouco mais leve.

 

E não é à toa que lhe digo isto. Foi realizado um estudo com 3 grupos de participantes: No primeiro grupo foram-lhes colocados pauzinhos chineses na boca de modo a parecer que estavam a sorrir. Ao segundo grupo foi-lhes dito para forçarem o sorriso. Ao terceiro grupo foi dito para não sorrirem. E a todos foram-lhes dadas tarefas stressantes. Através da medição da frequência cardíaca dos participantes, os investigadores descobriram que o stress afetava muito menos o grupo que sorria do que os outros grupos. Até mesmo o primeiro grupo, que era obrigado a sorrir por terem na boca os pauzinhos chineses, era menos afectado pelo stress do que o grupo que não sorria.

 

Estes resultados demonstram que quando passamos por momentos stressantes, podemos utilizar o sorriso para aliviar um pouco o stress, aligeirar a situação, melhorar a boa disposição e a resiliência, e reduzir os seus efeitos nocivos na nossa saúde.

Sempre que colocamos um sorriso na cara aparentamos de imediato ser mais simpáticos e mais confiantes, o que facilita o contacto com as pessoas à nossa volta, melhorando assim os nossos relacionamentos. Para além disso, quando somos mais otimistas e temos um pensamento positivo, libertamos quatro substâncias químicas naturais geralmente definidas como o “quarteto da felicidade”: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina, que nos ajudam a relaxar e nos dão sentimentos de bem-estar.

E já reparou como um sorriso pode ser contagioso? Já experimentou andar na rua a sorrir e ver como as pessoas olham para si e sorriem também? É espetacular! J

E o que podemos fazer para nos habituarmos a sorrir mais?

– Escreva frases felizes e coloque-as em locais visíveis,

– Ouça música que goste,

– Faça exercício físico,

– Dê mais gargalhadas,

– Dance,

– Dê valor às pequenas coisas

– Agradeça

Existe um mundo de coisas felizes que podemos fazer para nos ajudar a viver o dia-a-dia com mais alegria.

Um sorriso tem o poder de modificar o nosso dia para melhor, transmitindo isso para quem está á nossa volta. Já viu como algo tão pequeno pode ter um impacto tão grande? E o melhor de tudo é que é gratuito J

Por isso…. Sorria! E ofereça sorrisos este Natal!

Teresa

Author: Teresa

Share This Post On

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.