Os 5 super alimentos que tenho sempre à mão

Todos nós já ouvimos falar dos benefícios dos super alimentos e de como é importante inseri-los na nossa alimentação diária. Mas a variedade que existe é cada vez maior e nem sempre é fácil fazermos a escolha certa.

Antes de tomarmos um super alimento é importante informarmo-nos sobre os seus benefícios e os seus efeitos colaterais para sabermos o que estamos a ingerir e que efeitos poderão ter no nosso organismo. E só depois fazermos as opções mais correctas e mais adequadas às nossas necessidades.

Também é importante respeitarmos a dose diária recomendada.

Já vos falei dos benefícios da Erva de Trigo e hoje trago-vos os outros super alimentos que tenho sempre na minha dispensa e que costumo tomar para me ajudar no meu dia a dia:

  • A Maca: é uma raiz originária do Peru, que contém todos os aminoácidos essenciais que o nosso organismo necessita fazendo dela uma proteína completa. È um poderoso adaptogénio, o que significa que ajuda o nosso corpo a adaptar-se a situações de stress, ajudando a controlar a ansiedade dando-nos, ao mesmo tempo, mais energia. Para além disso a maca é um dos maiores afrodisíacos naturais.
  • O Camu Camu: é um fruto originário da Amazónia e o alimento natural com maior quantidade de vitamina C do planeta. Contém entre 1,882 e 2,280 miligramas por cada 100 gramas. Tendo em conta que um copo de sumo de 100gr de contém apenas 50 miligramas de vitamina C já pode imaginar a diferença. Os seus benefícios são muitos: ajuda a fortalecer o sistema imunitário, previne constipações e gripes, melhora a concentração e a memória e as suas substâncias antioxidantes são consideradas essenciais para combater o envelhecimento precoce e para a formação do colagénio no nosso corpo.
  • O MSM: é uma forma de enxofre orgânico que está presente em todas as nossas células e que pode ser facilmente absorvido e utilizado pelo corpo. O enxofre é também chamado o “mineral da beleza” por ajudar a manter a pele macia e jovem e a fortalecer cabelos e unhas dando elasticidade e brilho. Para além disso ajuda a tratar artrites, dores musculares e inflamações e é um tranquilizante suave. No entanto é preciso ter atenção pois pessoas com problemas renais ou pedras nos rins, não devem tomar MSM.
  • O Cacau cru: é considerado o alimento mais completo e mais rico em antioxidantes do planeta. Contém 14 vezes mais antioxidantes do que o vinho tinto e 21 vezes mais do que o chá verde. Previne doenças cancerígenas e cardiovasculares, reduz a inflamação e regula a tensão arterial. Também ajuda a melhorar a depressão, aumenta a clareza mental, tem um efeito estimulante e promove uma sensação geral de bem-estar.
  • A Spirulina: é uma alga de cor verde escura repleta de clorofila e composta de cerca de 70% de proteína vegetal. A sua lista de benefícios é longa mas saliento os seguintes: combate a inflamação, ajuda no tratamento da anemia, é um purificador do sangue tendo assim grande capacidades desintoxicantes, fortalece o sistema imunitário, reduz os níveis do colesterol e ajuda a melhorar a saúde e beleza da pele e do cabelo.

E você ? Que super alimentos toma regularmente?

Teresa

Author: Teresa

Share This Post On

1 Comentário

  1. Que post super fantástico!

    Teresa, onde posso arranjar o Cacau Cru e como utiliza-lo?

    Post a Reply

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.