Quinoa – O alimento dos Deuses

Eu adoro Quinoa! Não só pelo seu sabor característico e delicioso, mas também por ser tão fácil de cozinhar e tão versátil.

Já experimentou? Se não conhece deixo-lhe aqui uma pequena apresentação deste cereal maravilhoso, dos seus benefícios, bem como algumas dicas para o cozinhar.

A Quinoa é um cereal, originário das Montanhas dos Andes, com um elevado teor nutricional, que proporciona um alto nível de energia e uma grande resistência física. É isenta de glúten, é rica em proteínas possuindo todos os 8 aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar correctamente. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo portanto uma óptima fonte de hidratos de carbono. É também uma excelente fonte de cálcio, ferro e ómega 3 e 6. Além disso, possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B. Por todas estas razões é que é muitas vezes chamada de «O alimento dos Deuses»

Antes de ser cozinhada, deve ser sempre muito bem lavada para retirar o revestimento que para além de amargo dificulta a digestão.

A sua versatilidade é grande:

  • Pode ser usada como acompanhamento de qualquer refeição;
  • Pode ser adicionada fria a uma salada de vegetais;
  • Pode ser salteada num WOK juntamente com vegetais, fazendo assim um prato vegetariano delicioso e muito completo;
  • Pode ser comida ao pequeno-almoço. Para isso basta reaquece-la ao lume, adicionando um pouco de leite vegetal, fruta, canela e/ou frutos secos.

E aqui têm como cozinhá-la:

RECEITA DE QUINOA BÁSICA

Tempo de Cozedura: 15-20 minutos

Ingredientes:

  • 1 Chávena de quinoa
  • 2 Chávenas de água
  • Molho ou tempero a gosto

Instruções:

Usando uma peneira de rede ou um passador, lave bem a quinoa até que a água saia limpa. Num tacho coloque a água e a quinoa, cubra e deixe ferver. Reduza o lume e deixe cozinhar lentamente durante 15 minutos ou até que a água seja completamente absorvida. Retire do lume e deixe repousar durante 5 minutos, cobrindo com a tampa. Solte a quinoa com um garfo. Adicione o seu molho ou tempero preferido.

Teresa

Author: Teresa

Share This Post On

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.