Refeições saudáveis em família

Nem sempre é fácil conseguir fazer opções saudáveis para toda a família. Há sempre os que não gostam de uma coisa, os que querem fazer uma dieta especial, os que só querem comer carne… Muitas vezes é um desafio fazer a ementa semanal de forma a agradar a todos escolhendo opções saudáveis e não muito complicadas.

Leram bem, não muito complicadas! No fim de um dia de trabalho é difícil irmos para a cozinha fazer pratos difíceis que demoram muito tempo e sujam muita loiça. O que queremos são opções fáceis e rápidas que todos gostem!

Por tudo isto ando sempre à procura de novos livros de cozinha que me inspirem e me ajudem neste desafio. O último que comprei  foi o do Jamie Oliver «Receitas Saudáveis para toda a família». Tem numerosas opções fáceis e deliciosas. E vale a pena ler ou ouvir a entrevista que deu acerca deste livro, aqui.

Existem algumas regras que tento seguir de forma a garantir que as opções são sempre equilibradas:

  • Incluo vegetais em todas as refeições. Seja uma salada crua, legumes cozidos a vapor, vegetais doces assados no forno ou legumes salteados. O importante é variar.
  • Não cozinho carne mais do que três vezes por semana. Opto mais por carne branca mas principalmente escolho carne de boa qualidade, de animais criados no campo.
  • Tento inserir uma ou duas refeições vegetarianas por semana.
  • Tanto insisti com o arroz integral que já todos adoram. Na nossa dispensa também já só existe a opção de massa integral. Eles nem sabem que existe outra!!
  • Há sopa todos os dias e substituo sempre a batata por batata-doce, courgette, chuchu, abóbora…

O segredo é começar aos poucos, inserindo uma coisa de cada vez – para que se habituassem ao arroz integral comecei por misturar arroz branco e integral e assim foi mais fácil a mudança!

Também é importante envolvê-los na escolha das refeições da semana. Quando faço a lista dos almoços e jantares peço sempre para cada um dar uma ou duas sugestões. Eles continuam a dizer «Lá vem a mãe com as suas ideias esquisitas…» . Mas na verdade é que já gostam e já são eles próprios a exigir mais qualidade quando fazem as suas escolhas! ♥

Teresa

Author: Teresa

Share This Post On

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.