SAUDAÇÃO AO SOL | Surya Namaskar

É o mais famoso exercício de movimentos do Yoga. Trata-se de uma sequência de doze posturas de yoga que alongam os músculos de todo o corpo. Existem muitas variantes que se distinguem entre si pela diferente sucessão e intensidade.

Mesmo que nunca tenha praticado Yoga proponho-lhe, neste período de férias, começar o seu dia com este exercício simples que vai estimular o seu corpo de cima a baixo e dar-lhe a energia e a boa disposição para um novo dia cheio de boas experiências

Tem imensos benefícios tais como: equilibrar as funções corporais, estimular o sistema cardiovascular, tonificar e relaxar os músculos, desenvolver a flexibilidade corporal, além de ajudar a treinar a concentração da mente e, consequentemente, afetar de maneira positiva o equilíbrio emocional. Todos eles acontecem porque essa série de posturas têm um impacto automaticamente positivo nas diversas partes do seu organismo, como: coração, fígado, intestino grosso, intestino delgado, estômago, músculos peitorais, garganta e pernas.
Para além disso tem também uma intenção de gratidão ao sol e a tudo que temos nas nossas vidas.

Pode optar por fazer esta saudação em ritmo lento para ajudar a tonificar os músculos , podendo mesmo ser uma prática relaxante e meditativa ou em ritmo acelerado se o seu intuito for a prática de um exercício cardiovascular.

Deixo-lhe aqui a sequência de movimentos a seguir. Deixe que a respiração inicie cada movimento e o guie durante toda a sequência.

1 – Coloque-se de pé na parte da frente do tapete com os dois pés juntos e o peso equilibrado pelo corpo.

2 – Inspire e levante os dois braços para o alto e olhando para cima, alongando a coluna.

3 – Expire e baixe os braços junto ao corpo até ao seu limite. Mantenha a coluna direita e coloque as palmas das mãos ao lado dos pés.

4/5 – Inspire e com as mãos bem apoiadas no chão, dê dois passos grandes para trás ficando em linha recta (prancha)

6 – Expire e coloque lentamente os joelhos no chão. Coloque o peito, o queixo e as palmas das mãos no chão, mantendo o quadril levemente levantado.

7 – Inspire e deslize para a frente levantando o peito enquanto olha para cima. As palmas das mãos continuam no chão e os cotovelos levemente dobrados.

8 – Expire e levante o quadril enquanto as palmas das mãos continuam no chão para ficar numa postura de um V invertido. Faça 5 respirações nesta postura alongando sempre bem as costas, elevando o quadril para o alto, cabeça relaxada para baixo e tentando colocar as bases dos pés no chão.

9 – Inspire , olhe para a frente e dê um passo grande à frente com uma perna e logo a seguir com a outra, ficando com os dois pés juntos

10 – Expire e dobre o corpo sobre as duas pernas juntas

11 – Inspire e levante os braços e o tronco para o alto, olhando para cima e alongando a coluna

12 – Baixe os braços colocando as palmas das mãos juntas ao peito em agradecimento.

Teresa

Author: Teresa

Share This Post On

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.