Tempo para Mim

Todos sabemos quão importante é tirarmos tempo para fazermos aquilo que gostamos e que nos faz bem: fazer exercício, estar com amigos, ir ao cinema. Tudo isto são tudo formas de investirmos em nós próprios e na nossa saúde. Disponibilizarmos tempo para esse investimento faz-nos ser pessoas mais felizes.

Mas para além de investirmos tempo a fazer aquilo que gostamos é também importante tirarmos algum tempo da nossa semana para estarmos connosco mesmo. E estar connosco mesmo é simplesmente pararmos e passarmos algum tempo sozinhos simplesmente sem fazer nada a reconectarmos com a nossa essência, a sentirmos o momento para fazermos uma espécie de «reset» e recarregarmos baterias

No mundo de hoje em dia em que tudo acontece tão depressa é muito difícil estarmos algum tempo sem fazer nada. Achamos que temos sempre de fazer alguma coisa senão estamos a «perder tempo». Mas esse tempo precioso é um dos melhores investimentos no nosso equilíbrio e na nossa felicidade.  Estudos mostram que ter tempo para nós, ajuda-nos a melhorar a concentração, aumenta a produtividade, dá-nos tempo para nos auto conhecermos, ajuda na resolução de problemas e melhora a forma como nos relacionamos com quem está à nossa volta. Quando vivemos em família, tirar esse tempo para nós pode tornar-se ainda mais difícil. Principalmente para as mães de família que tem sempre milhares de tarefas a cumprir.

Mas existem alguns «truques» que podem ajudar-nos a conseguir mais desse tempo precioso. Podemos acordar meia hora mais cedo e tirar esse tempo para pensarmos um pouco em nós e na vida que estamos a viver, lermos algo inspirador, meditarmos, etc. Se trabalhamos num escritório podemos fechar a porta durante alguns minutos para conseguirmos parar por uns minutos. Podemos também desligar os telemóveis durante um período de tempo, ou tirar a hora do almoço para irmos almoçar num banco do jardim e simplesmente observar a natureza ou a vida à nossa volta.

E devemos faze-lo sem culpa, pensando sempre que este tempo é um investimento e que nos vai tornar melhores pais, melhores amigos, melhores mulheres e maridos  e melhores filhos 🙂

 

 

 

 

 

 

Teresa

Author: Teresa

Share This Post On

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.