VITAMINA D: a vitamina do Sol ☼

A chamada Vitamina D ou Vitamina do Sol é um dos temas deste mês! A directa associação desta substância ao sol tem que ver com a exposição da pele às radiações ultravioletas e com o facto do o corpo produzir Vitamina D a partir de um derivado do colesterol presente na pele, sempre que isso acontece. É um nutriente solúvel em gordura e, apesar de lhe chamarmos vitamina, ele é, na verdade, uma hormona.

O nosso corpo precisa de Vitamina D para quase todas as suas funções fisiológicas. Tem um papel fundamental na prevenção e tratamento de doenças auto imunes, doenças cancerígenas, diabetes, doenças cardiovasculares, na hipertensão e na osteoporose pois o organismo precisa dela para absorver e metabolizar devidamente o cálcio.
Para além disso, a sua falta influencia directamente as hormonas sexuais e o humor. É uma das razões pelas quais, no verão, a nossa líbido aumenta e a nossa disposição melhora consideravelmente ☼

No entanto, e apesar de ser a maneira mais simples de a receber, a quantidade de sol que precisamos apanhar para produzirmos suficiente Vitamina D é muito variável pois depende de muitos factores- a nossa localização, a estação do ano, o tipo de pele, a hora do dia, o grau de poluição do ar, quais as partes do corpo expostas e a idade. Em média, para absorvermos a quantidade suficiente de Vitamina D, é necessário estarmos expostos ao sol pelo menos 20 a 30 minutos todos os dias sem protector solar.

Por isso torna-se necessário recorrermos a alguns alimentos para conseguirmos satisfazer parte desta dose diária: peixes gordos como o salmão, o atum e a sardinha, gemas de ovos, manteiga e cogumelos são fontes ricas em Vitamina D.

Assim sendo, o ideal é pedir ao seu médico para incluir os valores de Vitamina D nas próximas análises que fizer e depois discutir com ele a necessidade ou não de tomar um suplemento. Normalmente, no Inverno, quase todos precisamos de alguma suplementação e se o fizer a dose diária deverá ser pelo menos 400UI e 800 Ui e deve ser tomada sempre com uma refeição (de preferência ao jantar).

Teresa

Author: Teresa

Share This Post On

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.